Ligamos
para você
Você precisa saber agora o que é o Capacitismo e como combater!


Você sabe o que é Capacitismo?

A palavra ainda é pouco conhecida para diversas pessoas, mas sua prática acontece diariamente. Sendo encontrado de diferentes formas na sociedade, o capacitismo precisa ser debatido e principalmente, combatido.

Se você não sabe o que é, é importante que saiba, mais ainda que previna seu uso, já que pode fazer muito mal às pessoas com deficiência.

O que é Capacitismo?

O capacitismo é o preconceito e a opressão contra as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Ele age através da falta de acessibilidade, exclusão e muitas vezes, do uso de discursos preconceituosos. 

Acredito que você já deve ter escutado expressões como ?você é cego?? ou ?fingir demência?, até mesmo termos como inválido, incapaz, aleijado e diversos outros que são utilizados, mesmo que em menor proporção. Essa linguagem capacitista, enraizada no inconsciente popular e muitas vezes não intencional,  pode ofender pessoas com deficiência e é considerada um ato de discriminação.

O capacitismo também se manifesta na ausência de acessibilidade, como a falta de rampas de acesso, calçadas estreitas, restaurantes que não disponibilizam o cardápio em braile, aparece nas negativas de vagas a um candidato por ele ser PcD (Pessoa com Deficiência), na infantilização dessas pessoas e em diversas outras situações onde a pessoa é reduzida a sua deficiência. 

Atualmente, 8,4% da população brasileira acima dos dois anos possui algum tipo de deficiência, cerca de 17 milhões de pessoas. Mesmo com esse grande número, é possível encontrar diariamente atitudes e falas que reforçam esse preconceito e a maior parte dessas situações passa despercebida. 

Essas situações são vistas como atitudes discriminatórias contra a PcD e prejudicam sua vivência em sociedade.

Por que o capacitismo continua ocorrendo?

Esse preconceito se estrutura culturalmente, visto que os padrões impostos pela sociedade e a ausência de qualquer deficiência são vistos como o normal, e as pessoas com deficiência são vistas como exceções. Logo, muitas pessoas presumem que quem não se enquadra nesses padrões é inapto para as atividades na sociedade.

O capacitismo é uma ação discriminatória e suas ações são excludentes, tomando certas concepções corporais como as normais e outras como atípicas. Isso acaba criando barreiras socioemocionais, problemas psicológicos e outras dificuldades para as pessoas com deficiência.

Como atuar contra?

Existem maneiras de se combater o capacitismo. Algumas delas são:

  • Se informe sobre o assunto, leia, discuta e entenda o tema.
  • Conheça, siga e consuma o conteúdo produzido por pessoas com deficiência.
  • Lute pela acessibilidade, ela é um direito e deve ser cumprido.
  • Converse sobre o assunto com seus amigos e familiares.
  • Aponte o capacitismo, não seja omisso nessa luta.


Necessário lembrar que quem praticar, induzir ou incitar discriminação da pessoa em razão de sua deficiência, pode ser punido com penas que variam de um a três anos de reclusão e pagamento de multa.

Por isso estude, discuta e principalmente, participe dessa luta. Só quebrando barreiras e combatendo o preconceito, é que vamos ter uma sociedade mais consciente e inclusiva. 

A busca por acessibilidade, respeito e direitos para as pessoas com deficiência é uma luta de todos!




Receba Nossas NOVIDADES
© 2024 Ortho Pauher - Todos os direitos reservados. All Rights Reserved
Produzido pela Pixelato