Ligamos
para voc?
Podologia: como o cuidado com os pés pode mudar sua vida


Você já foi a um podólogo?

A importância dada aos pés é essencial para manter uma boa qualidade de vida e evitar problemas graves de saúde. Por isso, o podólogo é o profissional certo para cuidar e tratar da base do nosso corpo.

A podologia é uma área muito antiga e de extrema importância para a saúde dos pés e de todo o corpo. O termo podologia deriva do Grego, sendo Podos = pés e Logos = estudo, que significa a ciência que estuda os pés.

O podólogo nada mais é do que o profissional especializado que se dedica a anatomia, fisiologia e patologias dos pés. Sua atuação vai muito além da estética, ele é responsável pela saúde de todas as funções do pé


O que faz um podólogo

O nosso pé é composto por 26 ossos e 33 articulações, além de diversos nervos e ligamentos conectados a todo o nosso corpo. Ele é responsável por suportar nosso peso, sendo a sustentação de todo o corpo.

A função do podólogo é exatamente cuidar para que esse membro possa trabalhar de maneira adequada, respeitando todas as limitações do corpo, evitando dores e outros incômodos que possam surgir. Problemas que uma visita a pedicure certamente não resolveria e precisam de um olhar mais técnico e especializado

São situações que normalmente se deve buscar auxílio na podologia:


  • Calosidades;
  • Órteses;
  • Micoses e frieiras;
  • Unhas encravadas ou infeccionadas;
  • Joanete;
  • Pés diabéticos;
  • Para manter os pés sempre limpos e bem cuidados;
  • Podologia esportiva.

Ramos da podologia

A avaliação de um podólogo é essencial para identificar as causas dos possíveis problemas nos pés e possibilitar uma solução eficaz para a situação. Por isso, esse ramo de atuação possui diversos segmentos que compõem suas atividades, podendo realizar ações para tratar variadas patologias. 

As áreas de tratamento da podologia são a:


Podopediatria - Estudo e tratamento do pé de crianças, assegurando um crescimento correto e evitando problemas futuros.


Pé de risco - Tratamento do pé de diabéticos de maneira geral. Normalmente realizado por meio de acompanhamento preventivo e tratamento minucioso da situação do paciente.


Podologia Desportiva - Cuidado e tratamento dos pés que sofrem com o desgaste exercido nos esportes. 


Ortopodologia -  Área que tem como objetivo, colocar os movimentos dos pés em harmonia com o resto do corpo, evitando assim, o aparecimento de deformidades.


Podologia Laboral - É o tratamento associado à rotina diária dos trabalhadores, pensando no cuidado da saúde dos pés durante o período de atuação profissional.


Podologia Preventiva - Área que se foca na prevenção de problemas nos pés, como unhas encravadas, rachaduras, frieiras e micoses.


Podologia Geriátrica - Área que se dedica ao cuidado e tratamento do pé de pessoas idosas. 


Além de outros segmentos que se interligam uns aos outros. O podólogo tem os conhecimentos técnicos e os instrumentos necessários para que boa parte dos problemas nos nossos pés sejam sanados.


Diferença da Pedicure

Enquanto a pedicure tem um olhar mais estético dos pés, realizando atividades para o embelezamento das unhas, como a lixa, corte e esmaltação. 

A podologia vai mais a fundo, analisando sua estrutura e identificando possíveis problemas, incômodos e outras circunstâncias que deixamos passar despercebidos. Ele não só mexe com as unhas, como a pele e os músculos.

Logo, se deve sempre buscar o podólogo se a situação envolver dores, incômodos ou se a situação necessitar de um cuidado mais sério. 


Importância

Os pés estão ligados a todo o sistema postural do corpo, mantendo relações com as cadeias musculares e todo o sistema nervoso. Os cuidados com eles devem ser prioridade, já que eles sofrem diariamente danos com pisadas erradas, uso de calçados inadequados e outras situações que prejudicam o corpo.

Por isso, o podólogo se coloca para auxiliar, orientar e tratar os possíveis problemas nos pés. Sendo uma área que complementa o tratamento avançado da área médica, a podologia é um ramo indispensável da área da saúde.

Viu como a ida ao Podólogo pode impactar positivamente na sua vida?




Não esqueça que a escolha dos calçados certos também afetam a saúde dos pés e do corpo. Descubra agora os benefícios que o o calçado ortopédico pode trazer para o seu dia a dia!




Receba Nossas NOVIDADES
© 2022 Ortho Pauher - Todos os direitos reservados. All Rights Reserved
Produzido pela Pixelato