Cuidados da saúde masculina em cada fase da vida

Dia 19 de Novembro é considerado o dia do Homem, e tem por objetivo alertar para os cuidados da saúde masculina.

No Brasil, os homens morrem mais do que as mulheres e vivem, em média, 7 anos a menos que elas.
O homem costuma se enxergar como super-homens, provedores da família e infalíveis. Estudos mostram que mais de 50% dos homens só procuram tratamento quando algum sintoma atrapalha muito a rotina ou então eles só vão aos consultórios com doenças em estágio avançado, quando já existe a necessidade de intervenções cirúrgicas. A cultura de passar em consultas de rotina desde a adolescência é feminina, não masculina. No entanto, isso vem mudando e, com o aumento da expectativa de vida, manter a saúde em dia passa a ser prioridade. Lembrando que a identificação precoce de doenças aumentam as chances de um tratamento eficaz.

Fizemos uma lista com os principais exames para cada fase de vida dos homens, essenciais para garantir a saúde e bem-estar.

Dos 20 aos 30 anos

Homens acima dos 20 anos devem fazer anualmente exames de sangue para medir os índices de glicose, colesterol, triglicerídeos, creatinina, ácido úrico e hemograma completo.

Também, é indicado o exame de urina, para identificar doenças renais, diabetes e hemorragias.

Dos 30 aos 40 anos

Assim como as mulheres, o corpo do homem também sofre uma série de mudanças a partir dos 30 anos devido às alterações na produção de hormônios. Neste cenário, é indicado realizar exames para medir os níveis de colesterol HDL no sangue.

A partir dos 30 anos, homens também devem ficar atentos a fatores de risco para algumas doenças, por isso, pessoas com histórico de obesidade, diabetes e hipertensão, devem realizar anualmente testes ergométricos.

Dos 40 aos 50 anos

Para avaliar o fluxo de sangue e buscar o aparecimento de endurecimento, coágulos e oclusões nas artérias, a partir dos 40 anos, é indicado um ultrassom das carótidas.

Este exame ajuda a demonstrar se o homem está em risco de sofrer um derrame. Em casos de homens que já têm problemas cardiovasculares ou histórico familiar relacionados com problemas cardíacos ou circulatórios, é indicado a realização de uma bateria de exames, como aferição da pressão, ecocardiograma, raio-x do tórax e ultrassom do coração.

Caso tenha histórico familiar, após os 40 anos, é recomendado realizar exames para identificar o câncer de próstata.

Acima dos 50 anos

A partir dos 50 anos, é indicado realizar anualmente exames para detectar o câncer de próstata, pois é nesta fase que o risco da doença aumenta.

Nesta faixa etária é necessário ficar alerta a problemas do fígado, hipertensão, colesterol e redução na produção de testosterona.

Além de fazer exames e ir ao médico regularmente, é importante a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada para uma vida saudável e prevenção de doenças.