Ligamos
para você
Como prevenir a osteoporose


Osteoporose é uma doença que pode comprometer todos os ossos do corpo, tornando-os muito fracos e fazendo com que possam quebrar mesmo com mínimos esforços. A osteoporose aparece quando há um desgaste excessivo nos ossos. 

Esse desgaste ocorre principalmente nos adultos e em idosos em decorrência de:


  • Menopausa e andropausa
    Após o período fértil, diminui a produção dos hormônios estrogênio e testosterona, que atuam para o fortalecimento dos ossos nas mulheres e nos homens. Como nas mulheres essa perda, geralmente, é maior, a osteoporose é mais comum no sexo feminino.
  • Uso de alguns medicamentos
    Entre eles, corticoides, antiepilépticos, hormônios tireoidianos, anticoagulantes e quimioterapia contra o câncer, pois podem comprometer a densidade óssea.
  • Doenças específicas
    Entre elas, artrite reumatoide, esclerose múltipla, insuficiência renal, hipertireoidismo e doenças reumáticas.
  • Envelhecimento
    A perda óssea aumenta gradativamente, como parte do processo natural de envelhecimento. Depois dos 50 anos de idade, cerca de 30% das mulheres e 10% dos homens apresentam osteoporose, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como prevenir a Osteoporose?

  1. Alimente-se bem e cuide também da alimentação das crianças, filhos, sobrinhos, alunos. Uma nutrição adequada é importante para a saúde como um todo, mas para se ter ossos fortes a dieta rica em cálcio é absolutamente necessária.
  1. Expor-se ao sol permitirá que esse fortalecimento ósseo aconteça pela produção da vitamina D. A recomendação é para o sol da manhã, evitando assim outros inconvenientes da radiação.
Atividade física é outros dos pilares para a prevenção da osteoporose. Os ossos se fortalecerão se forem necessários para sustentar um corpo que se movimenta. Exercícios bem realizados também resultarão numa musculatura saudável, que servirá de proteção e complemento ao esqueleto. 

A osteoporose ainda não possui uma cura definitiva, sendo uma doença que necessita de cuidados constantes. Porém o avanço em seu tratamento tem resultado em métodos que melhoram a qualidade e a quantidade de massa óssea, reduzindo significativamente os riscos de fratura. Em caso de dúvidas consulte seu médico.




Receba Nossas NOVIDADES
© 2024 Ortho Pauher - Todos os direitos reservados. All Rights Reserved
Produzido pela Pixelato