Ligamos
para você
Como cuidar de um pé diabético?


A diabetes impacta milhões todos os anos e continua a ser uma doença com um índice de crescimento alarmante. Ela causa problemas em todo o corpo e interfere diretamente em diversos órgãos, prejudicando seu funcionamento.

Uma área que preocupa bastante quem convive com a diabetes, são os membros inferiores, principalmente os pés. Por isso, é necessária uma atenção especial a essa parte do corpo.

O pé diabético é um conjunto de complicações nos pés que pode causar diversas consequências, entre elas, a amputação

Dessa maneira, além de seguir as orientações dadas pelos especialistas realizando o melhor tratamento indicado, é possível tomar também, algumas ações que promovem mais bem-estar e aumentam a chance de melhora.

Vamos conhecer essas ações?

Antes, é importante que você entenda o que é a diabetes. Caracterizada pela elevação da glicose no sangue, ela ocorre devido à falta ou má absorção de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas com a função de quebrar moléculas de glicose para transformar em energia.

Ela é dividida em diversos tipos, mas todas têm uma característica em comum, o aumento da glicose no sangue. Essa doença pode causar o aumento da glicemia e diversas complicações no coração, olhos, rins e até nos nervos.

Mas então, o que é o pé diabético?

O pé diabético é uma condição clínica que causa a redução da sensibilidade, associada ao fluxo de sangue deficiente levando, assim, a atrofia do pé, com diminuição dos pulsos, deformidades, calos, rachaduras e úlceras, que podem complicar-se com infecção e até gangrena.

Ela pode ser neuropática, quando ocorrem alterações em nervos resultando na redução da sensibilidade à dor, também podendo ser vascular, quando os problemas circulatórios ocorrem nas extremidades dos membros inferiores e neurovascular, quando às duas últimas acontecem em simultâneo.

Quais os principais sintomas?

Os sintomas mais comuns que ocorrem com o surgimento da doença são as câimbras, deformidades, dormência, queimação, perda gradual da sensibilidade, ressecamento da pele e atrofia da musculatura.

Os sintomas iniciais no pé diabético são, muitas vezes, imperceptíveis, ligeiros e desvalorizados pelos doentes. Por isso, é recomendado a busca por orientação médica quanto antes, para identificar o problema e entender qual o melhor tratamento para cada caso.

E como cuidar dos pés diabéticos?

O tratamento deve ser orientado por um médico especialista e pode envolver o uso de antibióticos, pomadas, curativos e até cirurgias. Mas, além disso, alguns cuidados podem ser tomados para auxiliar no tratamento. São eles:

  • Observação diária dos pés, para tentar identificar cortes e calos.
  • Lavar os pés diariamente e os deixar bem secos após isso.
  • Utilizar calçados confortáveis (evitar sapatos com pontas finas e apertados).
  • Manter os pés sempre aquecidos.
  • Evitar andar descalço e não retirar calos ou cutículas.
  • Evitar instrumentos cortantes para cuidar dos pés.
  • Sempre verificar o calçado antes de usar.

E como podemos prevenir essa doença?

Algumas ações podem ser realizadas para se precaver e cuidar dos seus pés, mantendo a higiene diária deles e consequentemente, melhorando as chances de evitar o surgimento da doença.

  • Mantenha os pés sempre hidratados.
  • Evite ficar descalço.
  • Tenha uma rotina diária de exercícios para as pernas como elevações, fortalecimento da panturrilha e caminhadas.
  • Monitore a glicemia, porque os níveis altos fazem o sangue ter mais dificuldade de chegar às extremidades do corpo, inclusive os pés.
  • Mantenha o peso adequado.
  • Prefira utilizar meias de algodão.
  • Lavar os pés diariamente com água morna e sabonete neutro, secando-os bem com uma toalha macia antes de calçar meias ou sapatos.

A saúde dos pés interfere em nosso bem-estar de maneira geral. Cada desconforto, dor ou lesão pode afetar nosso dia a dia. 

Por isso, é importante conhecer os cuidados com os nossos pés, principalmente para quem tem possui diabetes e maiores chances de ter problemas.

 

Lembre-se,

trate com carinho quem o carrega.

 

 

Confira também alguns produtos incríveis para manter o cuidado e a saúde dos seus pés em dia.




Receba Nossas NOVIDADES
© 2024 Ortho Pauher - Todos os direitos reservados. All Rights Reserved
Produzido pela Pixelato