Ligamos
para você
Como lixar a unha corretamente
Saber lixar a unha não é para qualquer um. Ter unhas lindas, bem cortadas e lixadas para crescerem saudáveis parece bem simples, mas é preciso prestar bastante atenção ao manipulá-las para evitar a desarmonia nas mãos, afinal ninguém quer ficar com as unhas tortas ou curtas demais.

Lixar as unhas não é apenas deixar sua mão mais bonita e bem cuidada. O ato de lixar é a chance de remover impurezas e células mortas e de corrigir possíveis falhas de crescimento. Aprenda como lixar de maneira correta e você nunca mais sofrerá com descamação das unhas ou a quebra da mesma.
Para entender os passos a serem tomados para lixar corretamente suas unhas, é preciso primeiramente conhecer sua anatomia.

Nossas unhas possuem três camadas:
- Profunda: Parte mais fina da unha que recobre o leito;
- Intermediária: Parte da unha responsável que dá volume;
- Superficial, que reveste a placa como um todo e é composta por células desvitalizadas.
 

Formatos e dicas para lixamento das unhas:
 
- Formato Arredondado: É indicado para aqueles que desejam manter suas unhas curtas ou também para os que possuem unhas frágeis. A principal vantagem desse formato é pelo fato de quebra menos.
- Formato Oval: Sua indicação é mais comuns para mulheres com dedos curtos, pois nesse formato as unhas dão impressão de alongamento.
- Formato Quadrado: Este é o formato predileto das mulheres nos salões de beleza. Isto por deixar dedos mais finos e longos de forma mais proporcionais a mão.
 
Em relação a forma que as unhas devem ser lixadas, considere como principal dica evitar o movimento de "vai e vem" durante o processo. Para evitar que as camadas da unha seja separadas é mais indicado lixar em apenas um único sentido.
 
Para lixar as unhas sempre na mesma direção faça movimentos das extremidades até o centro, retornando ao ponto de partida até notar que a forma desejada foi alcançada. Esta técnica ajuda a lixa a selar a ponta da unha. Isso faz com que a unha fique mais lisa e bem-acabada, evitando lascas ou fissuras. Apesar de mais demorada que a forma comum de se lixar as unhas, a recompensa em resistência e qualidade são bem maiores.
 
Por conta da fragilidade da anatomia das unhas, procure por lixas adequadas. Quanto mais macias e delicadas melhor. Lixas muito ásperas podem provocar a separação das camadas internas. Sempre que essas camadas se separam, formam-se fissuras que fragilizam a unha e ocasionam quebras e rupturas.
 
Outra importante dica para quem costuma amolecer as cutículas, deixando as unhas de molho, é lixar as unhas antes pois a umidade torna a unha mais quebradiça além do risco de contrair onicomicose. Falando em alergias e infecções, considere que os instrumentos de manicure são em sua maioria de uso individual, com a lixa não pode ser diferente!
 
Dicas de lixamento para cada formato de unha:
 
- Formato Quadrado deve ser lixado pelo topo primeiro
- Formato Redondo deve ser lixado com a lixa curva
- Formato Oval deve ser lixado em direção do canto ao centro da unha
- Formato Unhas ‘bailarina’ deve começar a ser lixada pelas pontas
- Formato Squoval deve ser lixado primeiro deixando quadrada para depois do topo dela em lixar em apenas uma direção. Depois, lixe cada canto levemente em forma de curva.
- Formato Stilleto Primeiro deve ser cortada a unha pelos lados com o alicate ou tesoura, e só então niveladas as laterais, usando a lixa de cima para baixo, em direção ao topo
 
Formato de unha
Quanto ao formato das unhas, escolha o que mais valoriza suas mãos. Quem tem unhas fracas ou apenas prefere evitar quebras e lascas, pode apostar no formato ovalado. Já para os pés, a melhor opção é sempre o formato quadrado, que diminui o encravamento, pois faz com que haja menos chances da unha entrar pela pele do canto do dedo ao caminhar.
 
A Ortho Pauher Possui diversas opções de Lixa para o acabamento perfeito da sua Unha, escolha de acordo com a sua necessidade e tenha sempre unhas lindas e saudáveis. Confira:
 
 
AC563
 
 
AC564
 
 
AC565
 
 
AC566



Receba Nossas NOVIDADES
© 2024 Ortho Pauher - Todos os direitos reservados. All Rights Reserved
Produzido pela Pixelato